Configurar contexto
Pré-requisitos
- Acesso ao menu Configuração > Contexto (RI108).
- Método de avaliação previamente configurado.
Apresentação
No SoftExpert Risco, o contexto reúne as informações necessárias para colocar em prática o plano de risco.
A partir do contexto, é possível criar análises de risco e controle sem a necessidade de um plano.
Veja abaixo um exemplo prático de configuração do contexto.
Configurar contexto
No vídeo, são apresentados recursos genéricos, campos e abas que não são aprofundados, mas podem ser consultados com detalhes através dos links abaixo:
- Máscara de identificação
- Árvore decisória
-
Revalidação
- Esta opção somente fica disponível se na aba Revisão, o campo Processo de revisão estiver com a opção ISO 9000 ou Workflow selecionada.
- Atributo
- Revisão
- Segurança
Informações extras sobre a aba Avaliação
Na aba Avaliação, alguns campos não serão abordados no vídeo, mas estão detalhados abaixo:
- Incluir avaliação potencial: selecione esta opção para que, no momento da avaliação do risco, seja possível realizar uma avaliação potencial considerando apenas os riscos do plano de riscos.
-
Incluir avaliação residual: selecione esta opção para incluir a avaliação residual. O campo Cálculo do residual será habilitado, então defina como a avaliação residual será realizada:
- Manual: utiliza duas matrizes, uma para o risco bruto e outra para o risco residual.
- % de efetividade do controle: considera a avaliação residual conforme o percentual de efetividade do controle em relação ao risco. No campo Considerar que, é necessário definir em qual eixo ocorrerá a redução, conforme o tipo de controle definido (detetivo ou preventivo).
- Subtração da efetividade do controle: subtrai a pontuação do controle da pontuação do risco. No campo Considerar que, é necessário indicar o critério que definirá qual eixo sofrerá a redução.
- Personalizar: aplica uma fórmula configurada nos parâmetros gerais, válida para os eixos X e Y.
-
Utilizar método de avaliação específico para o risco residual: disponível apenas se o contexto possuir um método de avaliação do tipo matriz ou quantitativo, e se o cálculo do risco estiver definido como percentual ou subtração.
- Ao habilitar esta opção, deve-se indicar um método de avaliação do tipo listagem simples, que será utilizado para exibir o resultado das avaliações residuais. O resultado será apresentado com as cores e valores da listagem simples, em vez dos critérios configurados neste método de avaliação.
- Efetividade do controle: caso informe o método de avaliação do tipo listagem simples, é necessário também informar como será o cálculo automatizado do controle para o plano, escolhendo entre as opções: média, maior ou menor resultado dos controles, ou efetividade do risco residual.
Conclusão
Com o contexto devidamente configurado, o próximo passo é identificar os riscos e as oportunidades.







