Revisar plano de risco e controle
Pré-requisitos
- Acesso ao menu Plano (RI430).
- Plano de risco e controle previamente criado e homologado.
Apresentação
Ao criar planos de risco ou de controle, é possível gerar revisões sempre que houver necessidade de atualização ou melhoria.
As revisões permitem registrar alterações no conteúdo, ajustar informações e manter o histórico das modificações realizadas, garantindo o acompanhamento da evolução do plano ao longo do tempo.
Neste artigo, será apresentado como revisar um plano de risco e controle.
Revisar plano de risco e controle
Dependendo da configuração definida no processo de revisão do contexto, o procedimento pode variar. Há três tipos de revisão disponíveis: Simplificado, Modelo ISO9000 e Workflow.
Veja a seguir as particularidades de cada tipo de revisão:
Simplificado
1. Acesse o menu Plano (RI430).
2. Pesquise pelo plano no qual deseja realizar a revisão e clique em
.
3. Clique em Habilitar edição e, em seguida, em Confirmar.
4. Realize as alterações necessárias e, ao finalizar, clique em Aceitar revisão e em Confirmar.
5. Logo após a finalização da revisão, os responsáveis pela revisão receberão a tarefa Revisão de plano.

Para mais informações sobre as minhas tarefas, acesso o artigo Tarefas do SoftExpert Risco.
Modelo ISO9000 e Workflow
O modelo ISO9000 é o padrão de revisão do SoftExpert Risco.
Os planos configurados com a revisão por worfklow podem ser criados a partir do menu de cadastro de processo, de scorecard, de projeto e de ativo, ou seja, ao criar um plano no menu de cadastro de processo, por exemplo, o processo selecionado será utilizado como escopo do plano que será criado. Desta forma, ao revisar este processo, a revisão do plano de risco será automaticamente criada, mas sem a necessidade de executar a revisão do plano, pois esta acompanhará a revisão do processo.
1. Acesse o menu Plano (RI430).
2. Pesquise pelo plano no qual deseja realizar a revisão e clique em
.
3. Clique em Incluir nova revisão e, em seguida, em Confirmar.
4. Clique na opção Revisão.
5. Realize as alterações necessárias nas abas Geral, Participante, Alteração, Crítica, Checklist e Histórico de revisão, e, ao finalizar, clique em Salvar e sair.
6. O plano revisado será exibido na lista de registros. Para homologá-lo, clique sobre o registro para abrir o painel Resumo. Com o painel lateral aberto, acesse a aba Revisão. Em seguida, localize o registro Em andamento, clique em Mais, clique na opção Liberar versão e em Confirmar. Desta forma, o plano foi homologado e está disponível para ser utilizado.
7. Logo após a finalização da homologação, os responsáveis pela revisão receberão a tarefa Revisão de plano.

- Para mais informações sobre as minhas tarefas, acesso o artigo Tarefas do SoftExpert Risco.
- Na seção Geral, na qual estão disponíveis as informações gerais sobre a revisão do plano, é possível informar o motivo pelo qual a revisão foi criada, definir as datas programadas para início e término da revisão, entre outras configurações.
- O preenchimento das informações da seção Participante depende do tipo de roteiro selecionado no contexto. Se for um roteiro:
- Fixo único: os participantes não poderão ser editados.
- Fixo: os participantes somente poderão ser selecionados por meio de um roteiro de revisão.
- Variável: os participantes poderão ser selecionados por meio de um roteiro ou através dos botões presentes na parte lateral.
- A seção Alteração permite informar as alterações realizadas no plano. As alterações podem ser inseridas tanto pelo usuário que está cadastrando a revisão, quanto pelos elaboradores, por meio da etapa de elaboração na tarefa Execução de revisão.
- Utilize a seção Crítica para registrar as críticas referentes à revisão que está em andamento. As críticas somente poderão ser inseridas durante a execução das etapas da revisão.
- A seção Checklist somente será apresentada se houver algum checklist associado ao participante responsável pela execução da etapa da revisão que está em andamento
- Em Histórico de revisão, será apresentado todo o histórico das revisões do plano e suas etapas.
- Para mais informações sobre as seções Alteração, Crítica, Checklist e Histórico de revisão, clique aqui.
Também é possível revisar o modelo de plano, o controle, a oportunidade e o risco. Para isso, acesse, respectivamente, os menus Modelo de plano (RI304), Controle (RI410), Oportunidade (RI420), Risco (RI435) e siga o procedimento descrito acima.
Para mais detalhes sobre a revisão, acesse o artigo Como funciona a revisão.
Conclusão
A revisão do plano permite atualizar e aperfeiçoar as informações relacionadas aos riscos e controles, garantindo que o plano permaneça alinhado às condições atuais do processo e às necessidades da organização.







