Montar estrutura do plano
Pré-requisitos
- Acesso ao menu Plano (RI430).
- Plano de risco e controle previamente cadastrado.
- Usuário com permissão para alterar a estrutura do plano.
Apresentação
Após a criação do plano, é necessário definir a sua estrutura, associando riscos, controles e elementos que irão compô-lo.
Ao montar a estrutura, os itens exibidos variam conforme o escopo definido nos dados do plano. Se o escopo selecionado for Processo, ela será composta pelas atividades do processo informado; se for Projeto, pelas atividades do projeto indicado; e, se for Desempenho, pelos elementos e indicadores do scorecard. Já nos escopos Risco ou Ativo, a estrutura será exibida vazia.
Neste artigo, será demonstrado como montar a estrutura de um plano.
Montar estrutura do plano
1. Acesse o menu Plano (RI430).
2. Pesquise pelo plano que deseja montar a estrutura e clique no botão
.
3. A tela de planejamento será exibida. Se o plano foi criado a partir de um modelo ou de outro plano, a estrutura pode ser apresentada já montada, porém, é possível editá-la. Para estruturas em branco, é possível:
- Incluir elemento e análise de risco, oportunidade e controle.
Incluir
Para adicionar elemento, risco, oportunidade e controle à estrutura do plano, clique em Incluir e, em seguida, na opção desejada:
Elemento
Esta opção será apresentada somente se o escopo do plano for Risco ou Ativo.
No campo Elemento, da tela que será apresentada, selecione o elemento que deseja incluir no plano.
Risco
Na tela que será aberta, selecione uma das seguintes opções:
- Criar análise: permite criar análise de um risco. Para isso, no campo Risco, selecione o risco para o qual será criada a análise.
- Duplicar análise: permite criar uma cópia de uma análise de risco e associá-la ao plano. Para isso, no campo Análise de risco, localize e selecione a análise de risco desejada.
Ao criar uma análise de risco, se no momento do cadastro do risco utilizado foram associados tratamentos e controles, estes serão apresentados automaticamente na estrutura do plano.
Ao salvar a inclusão de uma análise de risco, será aberta a tela da análise. Para mais informações, veja o artigo Criar análise de risco.
Oportunidade
Na tela que será aberta, selecione uma das seguintes opções:
- Criar análise: permite criar análise de uma oportunidade. Para isso, no campo Oportunidade, selecione a oportunidade para a qual será criada a análise.
- Duplicar análise: permite criar uma cópia de uma análise de oportunidade e associá-la ao plano. Para isso, no campo Análise de oportunidade, localize e selecione a análise de oportunidade desejada.
Controle
Na tela que será aberta, selecione uma das seguintes opções:
- Criar análise: permite criar uma análise de um controle. Para isso, no campo Controle, selecione o controle para o qual será criada a análise.
- Duplicar análise: permite criar uma cópia de uma análise de controle e associá-la ao plano. Para isso, no campo Análise de controle, localize e selecione a análise de controle desejada.
Ao salvar a inclusão de uma análise de controle, será aberta a tela da análise. Para mais informações, veja o artigo Criar análise de controle.
Ativo
Esta opção será apresentada somente se o escopo do plano for Ativo.
Na tela que será apresentada, localize e selecione o ativo que deseja incluir no plano.
- Vincular análises de risco, oportunidade e controle de outros planos homologados.
Vincular
Para vincular análises de risco, oportunidade e controle de outros planos homologados à estrutura do plano, clique em Link e, em seguida, na opção desejada:
Risco
Só será possível associar análises de risco de outros planos que possuam as mesmas configurações de método de avaliação.
Oportunidade
Realize a vinculação da análise de oportunidade.
Controle
As análises de controle associadas poderão influenciar no resultado do risco residual, caso configurado no campo Incluir avaliação residual, da tela de dados acessada pelo menu Plano (RI430).
- Associar elemento, risco, oportunidade ou controle.
Associar
Para associar elemento, risco, oportunidade e controle à estrutura do plano, clique em Associar e, em seguida, na opção desejada.
A opção Elemento será apresentada somente se o escopo do plano for Risco ou Ativo.
Caso o plano no qual a estrutura será montada esteja homologado e o modelo de revisão for Simplificado, o botão Habilitar edição será exibido. Neste caso, clique nele para habilitar a edição da estrutura do plano e criar uma nova revisão. Porém, se a situação do plano for em revisão, planejamento ou elaboração, o botão exibido será Liberar versão.

4. Após incluir, vincular ou associar itens à estrutura, é possível editá-los ou excluí-los, caso necessário.
Para isso, selecione o item desejado e clique em Excluir ou Alterar.
Ao clicar em Alterar, a tela exibida varia de acordo com o tipo de item selecionado:
- Plano: apresenta a tela de dados do plano, permitindo sua edição. Essa opção somente estará disponível se o escopo do plano for Risco.
- Elemento: abre a tela do item do plano, em que é possível incluir anexos, associar documentos ou vincular um item de uma matriz SWOT (força, fraqueza, ameaça ou oportunidade).
- Risco: abre a tela para realizar a análise do risco. Porém, se a análise foi associada a partir de outro plano, não estará disponível para edição, apenas para visualização.
- Controle: abre a tela para realizar a análise do controle. Da mesma forma, se a análise foi associada a partir de outro plano, não estará disponível para edição, apenas para visualização.
Quando a estrutura incluir projeto, atividade de projeto, processo, atividade de processo, scorecard, itens da estrutura do scorecard ou um ativo, a opção Alterar abrirá a tela de dados correspondente apenas para visualização, sem possibilidade de edição.
Atualizar o cálculo do plano
A opção Calcular somente será apresentada quando o contexto estiver configurado com cálculo automático de risco. Utilize esta opção sempre que for necessário atualizar o cálculo dos riscos do plano.
Para mais informações sobre a configuração do contexto, clique aqui.

Verificar restrições do plano
A opção Avaliar plano é utilizada para analisar o risco ou o controle selecionado na estrutura e verificar se existe alguma restrição, como ações pendentes, avaliações de riscos ou controles ainda não concluídos, que impeça o avanço nas etapas de revisão do plano. Essa opção pode ser utilizada quando o plano estiver em revisão.
Clique em Avaliar plano e, caso exista alguma restrição, ela será exibida. Nesse caso, clique sobre a restrição para abrir os dados correspondentes; a tela será apresentada para realizar os ajustes necessários.
Para mais informações, veja os artigos Criar análise de controle e Criar análise de risco.

Conclusão
Com a estrutura do plano devidamente montada, o próximo passo é cadastrar o elemento.







