Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Configuração - 2.2.3 - Formulário - 2.2.3 - Data lab - 2.2.3 - Analytics - 2.2.3

Configurar gestão na atividade

 

Pré-requisitos

  • Acesso ao menu Cadastro > Processo (PM022).
  • Processo cadastrado e modelado.
  • Atividade de usuário, atividade de sistema ou decisão incluída no fluxograma do processo.

 

Apresentação

A configuração da gestão serve para definir quem será o gestor da instância enquanto a atividade ou decisão estiver em execução.

Veja como configurar essa funcionalidade:

 

Configurar gestão

1. Na tela de dados da atividade ou decisão, clique em Configurações > Gestão.

2. Então, marque e configure as opções desejadas:

Definir gestor da instância

Se esta opção estiver marcada, quando a atividade estiver habilitada para execução, o gestor da instância será atualizado conforme uma das seguintes opções:

 

Papel funcional

Se esta opção for selecionada, os gestores da instância serão os usuários que exercem um determinado papel funcional na organização. Para isso, selecione o papel funcional no respectivo campo.

 

Equipe

Se esta opção for selecionada, os gestores da instância serão os membros de uma determinada equipe. Para isso, selecione a equipe desejada no respectivo campo.

 

Usuário

Se esta opção for selecionada, o gestor da instância será um usuário específico. Para isso, selecione o usuário desejado no respectivo campo.

 

Função

Se esta opção for selecionada, os gestores da instância serão os usuários que exercem uma determinada função da organização. Para isso, selecione a função desejada no respectivo campo.

 

Área

Se esta opção for selecionada, os gestores da instância serão os usuários de uma determinada área da organização. Para isso, selecione a área desejada no respectivo campo.

Neste caso, também será possível definir se o gestor da instância será restrito a um papel funcional ou a uma função. Para isso, marque o campo Restrito e selecione uma das opções.

 

Definido na instância

Se esta opção for selecionada, o gestor da instância será definido durante a execução da instância no SoftExpert Workflow. Neste caso, estarão disponíveis as seguintes opções: Iniciador do processo, Líder do iniciador do processo, Executor desta atividade, Executor da atividade específica ou Líder do executor da atividade específica.

 
 

Definir dinamicamente o gestor da instância

Se esta opção estiver marcada, quando a atividade for habilitada para execução, o gestor da instância será definido dinamicamente pelo sistema conforme uma das seguintes opções:

 

Matriz de responsabilidade

O gestor da instância será definido através de uma matriz de responsabilidade.

Uma matriz de responsabilidade relaciona um atributo e seus valores a um gestor (usuário ou papel funcional). Isso permite que, para cada instância, ao habilitar a execução da atividade em questão, a gestão da instância seja atribuída para um usuário ou papel funcional diferente, conforme o valor preenchido no atributo. 

A atividade/decisão em questão deverá estar configurada com o mesmo atributo da matriz de responsabilidade que será utilizada neste campo.

 

Atributo

O gestor da instância será definido através do valor preenchido em um determinado atributo. Sendo assim, selecione o Atributo desejado, seja um atributo externo, lista de valores ou qualquer outro atributo onde o usuário deverá selecionar/digitar seu valor.

Em seguida, no campo Atributo contém, informe se a informação no atributo será o nome do usuário, matrícula do usuário ou login do usuário. Também será possível configurar se o valor do atributo define o gestor ou se o líder do usuário informado no atributo define o gestor.

Na execução da atividade, o valor digitado para o nome, o login ou a matrícula do usuário que irá executar a atividade, deve estar exatamente igual ao cadastro do usuário no SoftExpert Administração.

 

Fórmula

Se esta opção for selecionada, o gestor da instância será definido através da fórmula selecionada neste campo. Clique no botão e informe a fórmula desejada.

A função ALTERARGESTOR permite que o gestor seja: Papel funcional, Usuário, Área, Área/Função, Equipe, Iniciador do processo, Líder do iniciador do processo, Executor da atividade específica, Líder do executor de atividade específica, Executor desta atividade e Atributo.

Veja a seguir um exemplo de fórmula para definir o gestor da instância (executor desta atividade):

retorno ALTERARGESTOR('Executor desta atividade';'';'')

 
 

3. Se nenhuma das opções acima for marcada, o gestor da instância será o gestor definido na tela de dados do processo, em Dados gerais > Gestão.

4. Após configurar a gestão da atividade ou decisão, clique em Salvar e sair.

 

Conclusão

Desta maneira, a gestão foi configurada com sucesso!


Este artigo foi útil?