Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Configuração - 2.2.3 - Formulário - 2.2.3 - Data lab - 2.2.3 - Analytics - 2.2.3

Incluir e configurar lanes

 

Pré-requisitos

  • Acesso ao menu Cadastro > Processo (PM022);
  • Processo previamente cadastrado.

 

Apresentação

Em processos BPMN, as Lanes representam graficamente o responsável pela execução de atividades, decisões e subprocessos que estiverem dentro do seu perímetro. As Lanes podem estar dispostas horizontalmente ou verticalmente.

Veja como efetuar as configurações de uma Lane:

 

Incluir lanes no fluxograma

Para incluir uma nova lane no fluxograma, clique sobre o elemento de lane e o arraste até a área do fluxograma. Neste momento, uma nova lane será apresentada no fluxograma:

 

Alterar a disposição das lanes (vertical/horizontal)

Por padrão, a disposição de pools e lanes dos processos BPMN é horizontal. Porém, é possível alterar essa disposição para vertical. Para isso, basta clicar no botão Inverter orientação no painel de botões. Neste momento, o processo e suas lanes serão exibidos na orientação vertical:

Ao clicar novamente no botão Inverter orientação, o processo e suas lanes voltarão a ser exibidos na orientação horizontal.

 

Mover as lanes (esquerda/direita ou cima/baixo)

Caso seja necessário mover uma lane para cima ou para baixo (em caso de orientação horizontal) ou da esquerda para direita (em caso de orientação vertical), selecione a lane que será movida e clique no botão que corresponde a movimentação que será feita: Mover para esquerda/cima ou Mover para direita/baixo:

 

Também é possível utilizar as teclas de seta, do teclado, para mover as lanes.

 

Alterar o responsável (nome da Lane)

Para alterar os responsáveis pela execução das atividades, decisões e subprocessos que estiverem dentro de uma lane, selecione a lane e na seção Geral, do painel de itens, escolha o novo responsável, como demonstra o GIF:

Opções disponíveis

Área: Se esta opção for selecionada, os responsáveis pela execução dos itens da lane selecionada serão os usuários de uma determinada área da organização. Para isso, informe a área desejada no respectivo campo.

Entidade externa: Se esta opção for selecionada, o responsável pela execução dos itens da lane selecionada será uma entidade externa. Para isso, informe a entidade externa desejada no respectivo campo.

Papel funcional: Se esta opção for selecionada, os responsáveis pela execução dos itens da lane em questão serão os usuários que exercem um determinado papel funcional na organização. Para isso, informe o papel funcional no respectivo campo. Na seção Opções de nome serão disponibilizadas opções para definir o nome da lane.

Área/Função: Se esta opção for selecionada, os responsáveis pela execução dos itens da lane selecionada serão os usuários que exercem uma função de uma determinada área da organização. Para isso, informe a função e a área desejada no respectivo campo.

Usuário específico: Se esta opção for selecionada, o responsável pela execução dos itens da lane selecionada será um usuário específico. Para isso, informe o usuário desejado no respectivo campo.

Definido na instância: Se esta opção for selecionada, o responsável padrão pela execução dos itens da lane selecionada será o usuário que iniciar o processo. Porém é possível realizar configurações específicas para cada atividade/decisão da lane, permitindo, além do Iniciador do processo, definir como executor o Líder do iniciador do processo, Executor de atividade específica ou ainda o Líder do executor de atividade específica. Os detalhes desta configuração estão descritos na seção Configurações da atividade/decisão.

Nome: Utilize este campo para definir um nome específico para a lane, caso não deseje utilizar o nome preenchido automaticamente pelo sistema.

 
 

 

Conclusão

Desta forma, você usou os recursos relacionados as lanes com sucesso!


Este artigo foi útil?