Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Copilot - 2.2.2 - Como consultar o ranking - Como funcionam os emblemas - Como configurar os níveis

Editar os dados das atividades

 

Pré-requisitos

  • Acesso ao menu Cadastro > Processo (PM022).
  • Processo previamente cadastrado.
  • Fluxograma previamente modelado.

 

Apresentação

Além das atividades de usuário e de sistema, que tem suas configurações descritas no artigo Editar dados das atividades/decisões, outras atividades do fluxograma permitem que alguns dados sejam informados. 

Veja a seguir como configurar os dados de atividades de: Envio de mensagem, Recebimento de mensagem (início), Recebimento de mensagem, Manual, Regra de negócio ou Execução de script.

A forma de configurar os dados do subprocesso é a mesma de configurar os dados do processo. Consulte o artigo Cadastrar processo para obter mais detalhes sobre a configuração dos dados de um subprocesso.

 

 

Editar dados das atividades

Para poder acessar os dados de uma atividade, primeiramente é necessário que ela esteja cadastrada. 

Por isso, após incluir a atividade no fluxograma, informe o seu identificador e o seu nome e salve. Em seguida, selecione a atividade e clique no botão Dados

Para mais informações sobre as configurações do fluxograma, acesse o artigo Montar fluxograma do processo.

 

 

Após clicar no botão Dados, se necessário, edite os seguintes campos:

Tipo de atividade Este campo estará preenchido com o tipo da atividade ou decisão definido como padrão nos Parâmetros gerais (na aba Padrão do item). Se necessário, o tipo poderá ser alterado. 
Ao alterar o tipo da atividade por um tipo que esteja configurado com máscara de identificação, será necessário gerar um novo identificador para a atividade, caso deseje que a identificação esteja padronizada.
Identificador Este campo é preenchido pelo sistema com um identificador automático ou com o identificador definido na seção Geral do painel Itens assim que a atividade tiver sido salva no fluxograma. Caso preferir, utilize a seta localizada ao lado deste campo para gerar um identificador automático. Se no tipo do processo estiver configurada a utilização de máscara de identificação o identificador será gerado de acordo com a máscara.
Lembre-se que o identificador gerado por meio da máscara somente poderá ser editado se a opção Permitir alterar identificador estiver marcada na tela de dados do tipo do processo.
Nome Este campo irá apresentar o nome da atividade, definido na seção Geral do painel Itens, assim que a atividade foi incluída no fluxograma. Se necessário, o nome poderá ser alterado.
Marcadores A especificação BPMN possui três tipos de marcadores para atividades: Múltiplas instâncias (paralelas ou sequenciais), Compensação e Repetição. Os marcadores de atividades têm o objetivo de indicar o comportamento específico de uma atividade durante sua execução. Selecione os marcadores desejados para a atividade em questão.

Caso faça alterações nos dados da atividade, clique no botão para salvar os ajustes.

 

Conclusão

Desta forma, os dados da atividade estarão configurados. 


Este artigo foi útil?