Como usar a guia de remessa
Apresentação
Uma guia de remessa é um documento que deve acompanhar qualquer transporte de mercadorias em território nacional. Ela deve ser emitida antes de o transporte iniciar e acompanhar a mercadoria até a descarga.
A guia de remessa reúne e relaciona toda a documentação da carga, como notas fiscais, boletos bancários, seguros, entre outros. Para ser considerada um documento de transporte válido, a guia de remessa deve conter os elementos: número de identificação fiscal e denominação do remetente dos bens; domicílio ou sede do remetente dos bens; número de identificação fiscal e do destinatário dos bens, quando este é sujeito passivo de IVA (art.º 2.º do CIVA); denominação do destinatário dos bens; domicílio ou sede do destinatário dos bens; denominação comercial dos bens, assim como indicação das suas quantidades; locais de carga e descarga; data e hora do início do transporte.
Todos os documentos de transporte emitidos devem ser comunicados à Autoridade Tributária antes de ser iniciado o transporte das mercadorias. O código atribuído pela Autoridade Tributária deve acompanhar o documento de transporte até a descarga das mercadorias.
O SoftExpert Documento oferece todo o necessário para trabalhar com a guia de remessa! Abaixo, estão os artigos que ensinam as operações necessárias para emitir e encerrar uma guia de remessa: