Risco - 2.2.2
Novos menus unificados de Risco, Controle, Oportunidade, Tratamento e Plano
Conheça a inovação na gestão de riscos, oportunidades e controles dessa versão: as telas de consulta, gestão e cadastro correspondentes a riscos, controles, oportunidades, tratamentos e planos, assim como às bibliotecas de risco, controle e oportunidade, foram unificadas em interfaces integradas de última geração, que reúnem todas as ações que podem ser realizadas em cada objeto. Com uma identidade visual renovada, projetada para proporcionar clareza e simplicidade, encontrar as funcionalidades necessárias nunca foi tão fácil.
Simplifique sua experiência de gestão de riscos, oportunidades e controles e eleve sua eficiência para o próximo nível!
Funcionalidades integradas
Com a unificação dos menus, todas as funcionalidades ligadas aos riscos, oportunidades, tratamentos, planos, controles e bibliotecas estão disponíveis em menus únicos. Isso resulta em um acesso mais rápido e elimina a necessidade de transitar entre menus separados para trabalhar com a consulta e o cadastro dos registros.
Acesso simplificado
Para acessar as novas telas unificadas, basta entrar nos seguintes menus:
- Risco: RI435
- Oportunidade: RI420
- Tratamento: RI450
- Plano: RI430
- Modelo de Plano: RI415
- Controle: RI410
- Biblioteca de Risco: RI455
- Biblioteca de Oportunidade: RI465
- Biblioteca de Controle: RI460
A nova interface foi desenvolvida para guiar o usuário de maneira clara e intuitiva pelos recursos. Explore as novas opções disponíveis e personalize suas preferências para otimizar sua produtividade.
Flexibilidade na transição
Entende-se que mudanças podem exigir um período de adaptação. Por isso, se o usuário preferir, ainda é possível alternar temporariamente para os menus antigos enquanto se adapta completamente à unificação. Essa opção está disponível para garantir uma transição suave e confortável para todos os usuários.
Formulário personalizado para a avaliação de risco ou controle
À medida que os desafios e nuances da gestão de riscos crescem, torna-se essencial que os sistemas consigam corresponder às demandas em constante evolução. Para enfrentar esses cenários complexos, desenvolvemos um recurso avançado no SoftExpert Risco que permite a utilização do SoftExpert Formulário na avaliação de risco ou controle. Isso permite que o usuário adapte o sistema às suas necessidades específicas, garantindo uma gestão mais eficaz e alinhada com suas demandas particulares.
Com esta atualização, o usuário terá a capacidade de configurar e personalizar diversos aspectos da sua avaliação de risco, desde a inclusão de novas informações até a criação de cálculos personalizados para determinar o resultado dos riscos, tendo total controle sobre o processo.
Em outras palavras, é possível aproveitar todos os recursos disponíveis no SoftExpert Formulário para criar um ambiente de avaliação de risco totalmente customizado para atender às suas demandas exclusivas, o que proporciona a liberdade de ajustar o software de forma a adequá-lo perfeitamente ao seu tipo específico de negócio.
Novas opções no perfil de visualização
Com o intuito de aprimorar a experiência do usuário e tornar a interface mais intuitiva, realizamos uma atualização no perfil de visualização, oferecendo novas opções personalizáveis.
Agora, no módulo de Controle, é possível escolher entre exibir ou ocultar o método de avaliação, assim como os campos de unidade de medida e custo.
No módulo de Risco, é possível exibir os campos que indicam a periodicidade da avaliação, juntamente com o valor do risco nas associações. Além disso, a sigla do perfil de visualização agora suporta apenas caracteres únicos.
Novas configurações nos parâmetros gerais
A tela de parâmetros gerais do Risco concentra uma série de ajustes essenciais para o componente. Visando melhorar a organização e a legibilidade, a tela passou por uma reformulação, apresentando as informações separadas por abas que correspondem aos objetos a que pertencem.
Na aba Controle, foram adicionadas novas funcionalidades, como a personalização da frequência e a ativação das características do controle. Além disso, um novo parâmetro foi introduzido para tornar o campo de implementação obrigatório no controle.
Na aba Cadastro, foram incluídas opções relacionadas ao controle, ao risco e à oportunidade, que visam exigir justificativas ao desativar os respectivos objetos.
Personalizar visualizações por meio do método de avaliação
Com o objetivo de simplificar a avaliação de risco, a partir da versão 2.2.2, será possível personalizar a visualização do plano de ação, do workflow, do tratamento e do campo Significativo por meio do método de avaliação. Dessa maneira, as funcionalidades não utilizadas serão ocultadas, reduzindo a complexidade do preenchimento da tela e mitigando erros.
Exibir todas as restrições que impedem um plano de ser homologado
A estrutura de um plano de risco e controle pode ser composta por diversos elementos, tais como riscos e controles. À medida que essa estrutura se desenvolve, surgem desafios na gestão das restrições durante a homologação do plano, como a falta de avaliação de um risco ou a ausência de um controle.
Com isso em mente, introduzimos a funcionalidade Avaliar Plano, que lista todas as restrições necessárias para a homologação do plano, facilitando o acesso a elas.
Melhorias no histórico das bibliotecas de Risco, Controle e Oportunidade
A Gestão de Riscos e Compliance requer um alto nível de rastreabilidade dos objetos envolvidos. O SoftExpert Suite está constantemente aprimorando suas funcionalidades para identificar mudanças nos objetos de forma rápida.
Com esse objetivo em mente, foram implementadas melhorias nos históricos de Risco, Oportunidade, Controle, Elemento e Tratamento. Agora, todas as alterações feitas em qualquer campo nas telas de cadastro serão registradas no histórico, assim como a importação do objeto.
Widget da Matriz SWOT
A matriz SWOT é uma ferramenta de análise que identifica os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma entidade, sendo fundamental para embasar decisões estratégicas.
No Portal de Riscos, vários widgets reúnem informações relevantes para diversos contextos. A partir desta versão, o widget da matriz SWOT estará disponível junto com os demais elementos do componente Risco, ampliando ainda mais as opções de análise e planejamento estratégico.
Novas importações de Risco ou Controle
O componente Risco foi aprimorado com atualizações nas importações de risco, controle e oportunidade.
Entre as melhorias realizadas, agora é possível realizar as seguintes ações por meio de importação ou REST: importar valores dos atributos, atualizar os dados das avaliações e alterar os dados dos controles.
Para obter mais detalhes sobre essas novas funcionalidades, consulte o Guia de Integração da SoftExpert, nos seguintes tópicos:
Melhorias na aprovação da avaliação
O roteiro de aprovação de uma avaliação desempenha um papel fundamental em assegurar que o processo de avaliação seja conduzido de maneira eficaz, transparente e em conformidade com os padrões estabelecidos. Desta forma, ao incluir uma nova avaliação de controle, risco ou oportunidade, se o roteiro estiver configurado, uma pendência será gerada na tela de aprovação correspondente.
Com o objetivo de melhorar a comparação entre os resultados anteriores e atuais da avaliação durante a aprovação, ao selecionar um registro, a tela da avaliação será aberta automaticamente.
Melhorias no teste de controle
A versão 2.2.2 do sistema traz melhorias para o teste de controle. Agora, assim como nos outros componentes, o usuário receberá notificações por e-mail caso seu teste de controle seja reprovado. Além disso, para tornar a integração entre os componentes Risco e Plano de Ação ainda mais fácil, agora é possível configurar o teste de controle para exigir a inclusão de um plano de ação com base nos resultados obtidos. Assim, garantimos que suas ações sejam rápidas e eficazes, mantendo tudo sob controle.
Permitir o controle das "Opções Avançadas" do plano no perfil de segurança
O perfil de segurança tem como objetivo gerenciar as permissões de cada usuário. Esses perfis são configurados de acordo com os controles de acesso necessários para cada tipo de usuário.
A partir desta versão, o objeto do contexto do perfil de segurança terá um novo recurso chamado Opções avançadas, projetado para controlar permissões específicas durante a configuração de um plano. Isso permite uma gestão ainda mais precisa e personalizada das permissões de acesso.
Mudanças na associação da fonte de risco ao risco
As fontes de risco abrangem qualquer elemento, condição, evento ou ação que possa causar prejuízos para uma organização. Avaliar e gerenciar essas fontes é essencial para reduzir seus impactos negativos e garantir a continuidade e o sucesso das operações.
Para facilitar a visualização e a associação dessas fontes aos riscos correspondentes, a partir desta versão, será possível vincular esses elementos diretamente na tela de dados gerais do risco. Essa melhoria simplifica o processo de identificação e gestão de riscos, fortalecendo a capacidade da organização de lidar com possíveis ameaças.
Alerta na avaliação quando há necessidade de plano de ação
Com base nos resultados das avaliações de riscos, oportunidades ou controles, é possível determinar a melhor abordagem para lidar com eles, adaptando-a conforme o resultado obtido na avaliação.
A partir da versão 2.2.2 do sistema, sempre que for necessário incluir um plano de ação, ao salvar a avaliação, uma notificação será exibida na tela, oferecendo ao usuário a opção de associar um plano de ação. Se essa opção for confirmada, a tela será automaticamente redirecionada para o plano de ação, onde também haverá um aviso destacando sua necessidade.
Essa funcionalidade agiliza o processo de tomada de decisões e a implementação de medidas corretivas ou preventivas.
Personalizar a ordem para mostrar os critérios na avaliação
Personalize a apresentação dos resultados conforme suas preferências!
Durante a configuração de um método de avaliação no SoftExpert Risco, é possível definir a sequência de exibição dos resultados. Essa característica é particularmente útil durante o processo de cadastro ou edição.
Para melhorar ainda mais o controle do usuário sobre como os resultados são apresentados, a partir da versão 2.2.2, introduzimos a funcionalidade de ordenação aos critérios de avaliação, disponível especificamente para métodos do tipo quantitativo.
Mostrar a efetividade do controle no comparador de revisão do plano
A eficácia do controle indica quanto ele reduz um risco ou maximiza uma oportunidade. Conforme o plano de risco e controle passa por revisões, é natural que haja mudanças na eficácia do controle.
Para facilitar o acompanhamento do histórico de revisões do plano, introduzimos o comparador, que permite visualizar as diferenças entre as eficácias dos controles, levando em conta quais controles foram modificados, adicionados ou removidos ao longo das revisões. Assim, o usuário pode manter-se atualizado e tomar decisões informadas para garantir a eficácia contínua do seu plano de gestão de riscos.
Consulte as últimas melhorias realizadas neste componente: