Formulário - 2.2.0
Remoção das funções EXECUTESQL, ABRIRZOOMSQL e UPDATEGRIDZOOMSQL
As funções EXECUTESQL, ABRIRZOOMSQL e UPDATEGRIDZOOMSQL foram depreciadas em fevereiro de 2020.
Não é possível incluir ou editar fórmulas que contenham essas funções.
As instâncias em andamento não são afetadas.
Esta alteração é necessária para evitar que os usuários utilizem comandos SQL diretamente no texto da fórmula, melhorando a segurança do sistema.
Novas funções foram criadas para substituir as obsoletas e estão disponíveis desde a versão 2.1.3.
A partir da versão 2.2.0.388, entram em vigor novas regras relacionadas ao uso de fórmulas depreciadas no sistema.
A partir de 31 de dezembro de 2024, a inicialização de Workflows será impedida se forem identificadas fórmulas depreciadas em formulários ou atividades dos processos. No entanto, as instâncias que já estiverem em execução poderão continuar utilizando as fórmulas sem interrupções.
Em seguida, a partir de 30 de junho de 2025, as fórmulas depreciadas deixarão completamente de ser executadas pelo sistema.
Novo componente de assinatura para o formulário responsivo compatível com tablets e smartphones
Esta melhoria permite que o campo Assinatura seja utilizado em smartphones e tablets, para realizar a assinatura escrita utilizado o sensor de toque do dispositivo.
Dessa forma, o novo componente de assinatura do formulário permite que o usuário trabalhe remotamente com mais rapidez e facilidade.
Desde contratos de venda, aberturas de contas, aprovações e confirmações de entrega, a nova assinatura escrita do formulário responsivo permite que o usuário assine de praticamente qualquer lugar e a qualquer hora.
Leitor de código de barras
Agora pode-se utilizar a câmera do smartphone para fazer a leitura do código de barras e preencher um campo do formulário.
Uma nova ação nas regras foi disponibilizada para fazer a abertura da câmera para ler o código de barras.
Devido a restrições de segurança dos dispositivos móveis, é possível utilizar esse recurso apenas no aplicativo nativo do SoftExpert Suite.
Diretório controlado para arquivos no formulário responsivo
A partir dessa versão, os arquivos inseridos nos campos do tipo arquivo no formulário responsivo passam a serem armazenados no diretório controlado, respeitando a configuração realizada no SoftExpert Configuração.
Trilha de auditoria das tabelas dinâmicas com registros inseridos a partir do formulário responsivo
Agora os registros inseridos e editados no formulário responsivo também possuem trilha de auditoria, respeitando a configuração determinada no SoftExpert Configuração.
Download de arquivos do formulário
Foi alterado o método webservice SOAP getTableRecord para retornar também os campos do tipo arquivo.
O retorno desse campo será composto pelo nome do campo na tabela, pelo nome do arquivo eletrônico que foi gravado, e pelo hash para download do conteúdo do arquivo.
O hash poderá ser utilizado no método webservice REST Download para baixar o conteúdo do arquivo.
Permitir configurar o número de casas decimais nas propriedades do tipo do campo decimal
Foi aumentado o limite de casas decimais no formulário. Para os campos do tipo número, o limite máximo de casas decimais foi alterado de 5 para 8.
Consulte as últimas melhorias realizadas neste componente: