Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Configuração - 2.2.3 - Formulário - 2.2.3 - Data lab - 2.2.3 - Analytics - 2.2.3

Criar evento acionável

 

Pré-requisitos

  • Acesso ao menu Gestão > Evento acionável (KN012);
  • Acesso ao menu Execução > Board (KN008);
  • Acesso ao menu Gestão > Evento acionável (DC061);
  • E-mail preenchido na tela de dados do usuário, caso a ação do evento seja E-mail;
  • Processo apto para ser instanciado no SoftExpert Processo, caso a ação do evento seja Workflow;
  • Equipe configurada.

 

Apresentação

O evento acionável é utilizado nos componentes Kanban e Documento para melhorar o acompanhamento das atividades ou documentos. Esse recurso permite que determinadas ações sejam disparadas quando se dá o início de atividades e em etapas específicas de um documento, avisando os responsáveis sobre o andamento do objeto.

Ao criar o evento acionável, além de determinar as ações, o usuário definirá a partir de qual objeto e em qual período o evento ficará ativo.

 

Criar evento acionável

Assista ao vídeo abaixo para entender como criar um evento acionável:

 

No vídeo acima, o componente Kanban foi utilizado como exemplo, porém, os passos também são válidos para o componente Documento, sendo aplicados no menu Gestão > Evento acionável (DC061)

 

Consulte mais informações sobre os campos da tela de dados do evento:

Tela de dados do evento

Dados gerais

Equipe responsável: Defina a equipe que terá acesso para listar e editar o evento acionável.

Permitir executar o evento manualmente: Marque esta opção para habilitar o botão Executar evento na tela de dados do evento. O qual permitirá que o evento possa ter a execução iniciada mesmo fora da periodicidade definida em sua configuração. O botão ficará disponível após o evento passar da etapa em Emissão.

Objetos monitorados

Tipo de associação: Selecione a opção Atividade do SoftExpert Kanban.

Objeto: Selecione as atividades em que o evento será aplicado.

Clique no botão Incluir para validar os objetos monitorados definidos.

Periodicidade ou Condição para ação

Condições do componente: Define se o evento será executado durante a Validade do documento. Opção presente apenas na configuração do evento no componente Documento.

Padrão da recorrência: Defina se o evento será executado Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente.

A cada: Após definir o período, escolha a cada quantos dias, semanas, meses ou data do ano o evento será executado.

Use os seguintes campos para definir exatamente quando o evento será iniciado e terminado para cada uma das atividades associadas na seção Objetos monitorados: Começa em (Escolha um item), Termina em (Escolha um item), Começa em (DD/MM/YYYY), Termina após (Ocorrências), Termina em (DD/MM/YYYY). Através dos campos Começa em (Escolha um item) e Termina em (Escolha um item), é possível definir que o evento será acionado na Data de início da atividade e terminado no seu Prazo.

Ação
Nesta seção configura-se quais serão as ações que serão realizadas quando o evento for executado. Cada uma dessas ações será executada para cada uma das atividades associadas na seção Objetos monitorados.

Componente: Escolha de qual componente é a ação que deseja ser aplicada às atividades quando o evento for executado.

Escolha um item: Escolha a ação de acordo com as opções disponibilizadas para cada componente. No caso do componente SE Configuração, é possível definir que um e-mail seja enviado para alertar o início do evento sempre que ele for executado. No caso do SoftExpert Workflow, é possível definir que seja inicializado um workflow, por processo ou tipo, sempre que o evento for executado. Após escolher o item, serão disponibilizados campos para defini-los.

Adicionar ação: Clique neste botão para adicionar a ação definida.

 
 

 

Conclusão

No momento da sua criação, o evento acionável já é associado ao objeto que será aplicado, porém, é possível fazer a associação do evento diretamente em outros objetos sempre que necessário. Para saber como fazer isso, consulte o artigo Associar evento acionável ao objeto.

Após salvar o evento acionável pela primeira vez, é necessário enviá-lo para a etapa Em andamento, para que a execução aconteça conforme a periodicidade definida. Veja mais detalhes no artigo Executar evento acionável.


Este artigo foi útil?