Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Copilot - 2.2.2 - Como consultar o ranking - Como funcionam os emblemas - Como configurar os níveis

Projeto - 2.2.1

 

A partir da versão, 2.2.2, o SoftExpert GanttChart será descontinuado e a gestão dos projetos passará a ser realizada pelo Cronograma do projeto.

 

 

Segurança de projetos e programas

A partir da versão 2.2.1, visando melhorar a gestão dos controles de acesso, a segurança do SoftExpert Projeto passa a trabalhar com perfil de permissão.

Anteriormente, nos projetos e programas apenas os membros da equipe responsável e o responsável pelo projeto podiam fazer alterações nos registros cadastrados. Outros usuários, incluindo Áreas, Funções, Usuários, Equipes só podiam visualizar dados sem poder modificar nada.

Com este recurso, forma realizadas as seguintes alterações:

 

Personalização de permissões

Com a nova segurança, agora é possível criar perfis de acesso detalhados, incluindo permissões para: alterar, excluir, visualizar, listar e ver finanças.

Esses perfis podem ser atribuídos a equipes, unidades organizacionais, áreas/funções, funções e usuários, permitindo uma administração mais precisa dos projetos e programas.

 

Segurança pública

Para projetos e programas definidos como públicos, implementamos uma configuração padrão.

Através dos perfis de permissão ALL – Project para os projetos e ALL – Program para os programas, todos os usuários terão as permissões definidas.

Para projetos e programas públicos, apenas os usuários responsáveis e membros da equipe responsável do projeto e programa poderão realizar alterações nos registros através dos menus: PR011, PR053, PR013, PR054 e PR016.


Segurança Restrita

Para projetos e programas definidos como restritos, todos os usuários responsáveis (responsável pela atividade e membros da equipe responsável), terão as permissões básicas: alterar, excluir, listar, visualizar e ver finanças.

Além das permissões pré-definidas será possível adicionar novas equipes, unidades organizacionais, áreas/funções, funções e usuários e definir os devidos perfis de acesso.

Para projetos e programas restritos, além dos usuários responsáveis e membros da equipe responsável do projeto e programa, os usuários que tiverem acesso para alterar e excluir poderão realizar alterações nos registros através dos menus: PR011, PR053, PR013, PR054 e PR016.

 

Descontinuidade do recurso Parte interessada

Com a descontinuidade do recurso “Parte interessada”, todos os dados relacionados foram migrados para o novo sistema de segurança.

Usuários que tinham o nível de acesso do tipo Responsável na Parte Interessada foram migrados para o perfil de permissão ALL - Project para os projetos e ALL - Program para os programas, enquanto os que eram Parte Interessada foram migrados para o perfil STAKEHOLDER - Project para os projetos e STAKEHOLDER - Program para os programas, com acesso para “Listar” e “Visualizar”.

 

Segurança de portfólio

Visando padronizar a segurança dos objetos do SoftExpert Projeto, foi alterado também a segurança do portfólio, possibilitando a definição de perfis de permissão para os usuários.

Com esta alteração será possível criar perfis de permissão com os acessos para alterar, excluir, visualizar e listar.

Os perfis poderão ser atribuídos a equipes, unidades organizacionais, áreas/funções, funções e usuários.

Para portfólios públicos foi implementada uma configuração padrão.

Através do perfil de permissão ALL - Portfolio, todos os usuários terão as permissões básicas: alterar, excluir, listar e visualizar.

No caso dos portfólios restritos, serão definidas automaticamente as permissões básicas do perfil de permissão ALL - Portfolio para o usuário que realizou o cadastro do registro.

Além da permissão para usuário de cadastro, será possível adicionar novas equipes, unidades organizacionais, áreas/funções, funções e usuários, além de definir os devidos perfis de acesso.

A funcionalidade anterior de segurança do portfólio não tinha controle de acesso, desta maneira, todos os dados relacionados foram migrados para o perfil de permissão ALL - Portfolio.

 

Estimativa de fim de projeto

A partir desta versão, será possível calcular a estimativa de término de projetos em execução, possibilitando uma visualização precisa de quando os projetos ou atividades que estiverem em atraso serão concluídos.

O cálculo é realizado com base nas seguintes regras:

  • Atividades atrasadas na situação "Iniciar" são tratadas como se tivessem começado na data em que a estimativa está sendo calculada, e sua data de fim é ajustada de acordo com sua duração.
  • Atividades em dia na situação "Iniciar e Execução" são consideradas encerradas na data de término reprogramado.
    Atividades atrasadas na situação "Execução" são tratadas como se tivessem sido concluídas na data em que a estimativa está sendo calculada.
  • Consideramos também atividades predecessoras e suas defasagens possíveis para estimar o início real das atividades.
  • Se as atividades tiverem restrições diferentes de "O mais breve possível" ou "O mais tarde possível" e estiverem atrasadas, consideramos que serão finalizadas na data da execução da estimativa.

Para realizar o cálculo de estimativa do projeto, basta acessar o menu Gestão > Acompanhamento de projeto (PR013), clicar em Mais e selecionar Calcular estimativa de fim.

Após a conclusão do cálculo, o campo “Fim estimado" na tela de dados do projeto e atividade será atualizado com as datas calculadas, oferecendo maior clareza sobre os prazos de conclusão.

 

Consulte as últimas melhorias realizadas neste componente:

 

 


Este artigo foi útil?