Configurar tipo de transporte
Pré-requisitos
- Acesso ao menu Configuração > Tipo de transporte (STM048).
- SoftExpert Insumo ou SoftExpert PDM como parte das soluções adquiridas pela organização para definir o tipo de objeto que será transportado.
Apresentação
No menu de configuração de tipo de transporte, é possível registrar os diferentes tipos que serão usados para classificar os transportes responsáveis pela movimentação dos objetos do almoxarifado.
Para facilitar a organização, esses tipos são apresentados em forma de hierarquia, permitindo que a gestão dos transportes seja clara, estruturada e adaptável às necessidades da empresa.
Neste artigo, como exemplo, será ilustrado o cadastro de um tipo de transporte rodoviário de peças e componentes industriais, utilizado para movimentar peças automotivas entre almoxarifados.
Configurar tipo de transporte
1. Acesse o menu Configuração > Tipo de transporte (STM048).
2. Clique no botão da barra de ferramentas.
3. Informe um identificador e um nome para o tipo de transporte.
4. Preencha o campo Tipo de transporte superior para que o tipo seja incluído hierarquicamente abaixo de outro. Neste caso, os demais campos são preenchidos com as informações do tipo superior, sendo possível editá-los.
5. Marque a opção Utilizar máscara para identificação para que, no cadastro dos transportes, seja utilizado o recurso de identificação automática. Neste caso, também preencha os seguintes campos:
- Máscara de identificação: selecione a máscara de identificação desejada. Note que somente estarão disponíveis para seleção as máscaras configuradas com o objeto Transporte.
- Permitir alterar identificador: marque esta opção para permitir que o identificador gerado possa ser editado durante o registro dos transportes. Caso esta opção não for marcada, o identificador gerado não poderá ser editado.
6. No campo Equipe responsável pelo transporte, selecione a equipe que será responsável pelos transportes do tipo.
7. No campo Objeto, selecione o tipo de objeto que será transportado: insumo ou item.
8. Clique no botão para habilitar a aba Atributo.
9. Na aba Atributo, utilize o botão para associar os atributos que complementarão as informações dos transportes.
Se houver alterações nas configurações dos atributos — por exemplo, quando um atributo marcado como obrigatório se torna não obrigatório — essas alterações serão aplicadas aos transportes assim que seus dados forem atualizados.
10. Clique no botão para finalizar.

- Para mais detalhes sobre a máscara de identificação, clique aqui.
- Para mais detalhes sobre a aba Atributo, clique aqui.
- Para saber como cadastrar uma equipe, clique aqui.
Conclusão
Ao configurar os tipos de transporte, a organização garante maior controle e eficiência nas movimentações de materiais, permitindo que cada transporte seja categorizado corretamente e que os fluxos logísticos do almoxarifado sejam otimizados.
Agora que o tipo de transporte está configurado, o próximo passo é planejar o transporte.