Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Acessar links e notas - Consultar artigos pelo portal - Analisar dados de analytics pelo portal - Importar registros do competência

Configurar etapa de inspeção do recebimento

 

Pré-requisito

  • Acesso ao menu Cadastro > Ficha de inspeção do recebimento (IP003).

 

Apresentação

No menu de cadastro da ficha de inspeção do recebimento (IP003), é possível parametrizar como as inspeções serão realizadas para um determinado objeto, garantindo padronização e rastreabilidade no processo. 

Entre essas parametrizações, destacam-se as configurações da etapa de inspeção, que incluem a definição da frequência da etapa, a aplicação de checklists de avaliação e as regras de amostragem.  

Neste artigo, daremos continuidade ao exemplo já utilizado com as barras de aço fornecidas por um parceiro externo. 

 

Configurar frequência da etapa de inspeção

1. Acesse o menu Cadastro > Ficha de inspeção do recebimento (IP003).

2. Na ficha de inspeção, vá até a aba Configuração padrão ou Configuração da ficha, conforme o tipo de objeto.

3. Localize a seção Frequência da etapa de inspeção.

4. Selecione a frequência entre as opções: “Sem inspeção”, “Skip-lote”, “Inspeção total”.

Detalhamento dos campos 

Frequência de inspeção 

Selecione a frequência que será utilizada para a inspeção do objeto da ficha. O sistema disponibiliza as seguintes opções:

  • Skip-lote: permite reduzir a quantidade total de inspeções após a comprovação de um histórico favorável da qualidade dos itens, insumos ou processos. 
  • Inspeção total: todos os recebimentos serão inspecionados.
  • Sem inspeção: nenhum recebimento será inspecionado.
Tipo Este campo é habilitado e de preenchimento obrigatório quando a frequência definida for “Skip-lote”. Neste caso, informe o tipo de skip-lote que será utilizado.
Frequência

Este campo é habilitado e de preenchimento obrigatório quando a frequência definida for “Skip-lote”. Neste caso, defina a frequência aplicável ao objeto.

Último registro inspecionado

Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema com a última inspeção realizada para o objeto quando a frequência definida for “Skip-lote”. O botão localizado ao lado permite visualizar os dados da inspeção. 

O botão Replicar dados é exibido somente quando houver fornecedor associado ao objeto da ficha.

 
 
 

6. Salve as informações para finalizar a configuração.

 

Configurar regras de amostragem

1. Acesse o menu Cadastro > Ficha de inspeção do recebimento (IP003).

2. Na aba Configuração padrão ou Configuração da ficha, conforme o tipo de objeto inserido na ficha, localize a seção Regra de amostragem.

3. Selecione o modo de registro:

  • Registrar leituras: permite informar todos os valores das leituras das características do objeto no momento da inspeção.
  • Registrar médias: permite registrar as médias das leituras. Na inspeção, é necessário informar valores máximo, mínimo e médio, em vez de todas as leituras individuais das características.

4. Selecione o tipo de regra:

Detalhamento dos campos 

Plano de amostragem

Permite utilizar um plano de amostragem. O plano contém as configurações necessárias para que o sistema determine automaticamente o tamanho da amostra do recebimento. Para efetuar a simulação do plano de amostragem, clique no botão localizado ao lado do campo Regra. Em seguida, preencha as seguintes informações:

  • Plano de amostragem: selecione o plano que será utilizado na leituras das características do objeto: “Simples”, “Duplo” ou "Múltiplo" .
  • Nível de inspeção: defina o nível de inspeção que será utilizado. Esse parâmetro estabelece a relação entre o tamanho do lote e o tamanho da amostra:
  • Nível 01: quando os custos da inspeção são elevados.
  • Nível 02: situações normais.
  • Nível 03: quando os custos da inspeção são reduzidos.
  • Níveis S1 a S4: indicado quando os custos do teste destrutivo são elevados para amostras pequenas, ou quando são tolerados riscos maiores. Esses níveis podem ser considerados adequados quando forem utilizados processos repetitivos por fornecedores de boa qualidade.
  • Regime de trabalho: selecione o regime que define a severidade da inspeção da característica do objeto: “Atenuado”, “Normal” ou "Severo".
  • NQA: selecione o nível de qualidade aceitável para o objeto.
Tabela de amostragem Permite utilizar uma tabela de amostragem nas leituras das características do objeto. Neste caso, escolha no respectivo campo a tabela desejada e o regime de trabalho correspondente.
Tamanho definido

Permite definir que a amostra a ser inspecionada tenha um tamanho fixo. No campo Tamanho da amostra, informe o valor desejado e, no campo Quantidade máx. de rejeitos, a quantidade máxima de rejeitos permitida.

Porcentagem

Permite que as amostras sejam calculadas com base em um percentual da quantidade recebida do objeto. Ex.: para 30 itens recebidos, inspecionar 10% resulta em 3 itens. Neste caso, escolha no respectivo campo uma porcentagem e defina a porcentagem máxima de rejeitos.

O botão Replicar dados é exibido somente quando houver fornecedor associado ao objeto da ficha.

 
 
 

4. Salve as informações para finalizar a configuração.

 

Associar checklist de avaliação

1. Acesse o menu Cadastro > Ficha de inspeção do recebimento (IP003).

2. Na ficha de inspeção, vá até a aba Checklist de avaliação.

3. Clique no botão Associar.

4. Na tela que será aberta, selecione um checklist previamente configurado.

6. Salve as informações para finalizar a configuração.

O checklist de avaliação auxilia na avaliação de aspectos importantes que devem ser cumpridos durante as etapas da inspeção. Uma vez configurado e associado, ao executar a etapa de inspeção, o checklist passa a integrar os critérios que serão avaliados para a aprovação do recebimento

 
  • A configuração de checklists é realizada pelo menu Checklist (IP061). Para mais detalhes, consulte o recurso genérico clicando aqui.
  • A configuração do checklist de avaliação é realizada pelo menu Checklist de avaliação (IP019). Para mais detalhes sobre o cadastro e a configuração, clique aqui.
 

As informações registradas somente poderão ser salvas após o preenchimento dos campos obrigatórios nas abas Geral e Configuração da ficha/Configuração padrão.

 

 

Conclusão

As definições descritas neste artigo ajudam a otimizar o número de amostras, assegurar a conformidade dos itens inspecionados e padronizar critérios de inspeção quando necessário. Para aprofundar detalhes sobre as parametrizações da ficha de inspeção, consulte os artigos: 

 


Este artigo foi útil?