Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Encerrar auditoria - Fazer apontamento financeiro - Eliminar projeto ou programa - Reunião - 2.2.4

Parâmetros gerais do SoftExpert Projeto

 

Pré-requisito

  • Acesso ao menu Configuração > Parâmetros gerais (PR049).

 

Apresentação

O menu de parâmetros gerais permite definir as configurações padrão do componente, aplicáveis a todos os registros cadastrados em seu sistema. Essas configurações podem auxiliar e facilitar o uso dos recursos disponíveis.

Veja como configurar os parâmetros gerais do SoftExpert Projeto:

 

Configurar parâmetros gerais

1. Acesse o menu Configuração > Parâmetros gerais (PR049).

2. Na seção Projeto, estabeleça as parametrizações referentes aos projetos que serão incluídos no sistema:

Parâmetro Marcado Desmarcado
Permitir atualização automática do roteiro responsável O roteiro responsável será atualizado pelo sistema sempre que for editado, enquanto o projeto ao qual ele está associado estiver passando por revisão ou aprovação. O roteiro responsável associado ao projeto não será atualizado quando for editado.
Liberar a execução de atividades que não estejam pendentes No menu Execução de atividade (PR017), serão apresentadas todas as tarefas que estão sob responsabilidade do usuário conectado para serem executadas. O usuário somente poderá executar as atividades que estão dentro do período de execução e cujas atividades predecessoras estiverem com sua execução devidamente encerrada. Este parâmetro não se aplica ao menu Minhas tarefas > Execução de atividade.
Identificador do projeto somente leitura O identificador de novos projetos incluídos no sistema não poderá ser editado. Neste caso, será gerado um número automático. Se no tipo que classificará o projeto estiver configurada a utilização de máscara com permissão para editar o identificador, esta configuração não será aplicada. O campo "Identificador" estará habilitado para preenchimento, exceto se, no tipo do projeto, for configurada a utilização de máscara sem permissão para editar o identificador.
Definir verificação de atividade como padrão Todas as atividades que forem incluídas nos projetos do sistema passarão pela etapa de verificação por padrão. Caso necessário, esta configuração poderá ser editada por meio da tela de dados de cada atividade. As atividades incluídas nos projetos não passarão pela etapa de verificação por padrão.
Permitir informar datas retroativas na execução da atividade No momento da execução da atividade, será possível informar datas de início e/ou fim anteriores à data atual. No momento da execução da atividade não será possível preencher as datas de início e fim da atividade com datas anteriores à data atual.
Permitir informar percentual retroativo na execução de atividade Os executores da atividade poderão informar uma porcentagem de execução menor do que a já informada. Os executores não poderão retroceder a porcentagem realizada da atividade. Neste caso, somente o gestor do projeto, por meio do menu Gestão > Acompanhamento de projeto (PR013), poderá retroceder a porcentagem de execução informada.
Considerar o percentual real das atividades no cálculo do avanço físico O sistema calcula o avanço físico do projeto com base nos valores informados no campo % Real das atividades. O sistema calcula automaticamente o valor real de execução com base na duração das atividades, estrutura do projeto e peso de cada atividade dentro do projeto.

Na subseção Revisão, configure se será obrigatório que os projetos passem por revisão:

Revisão

Habilitar controle por tipo de projeto Marque esta opção para ser possível configurar a obrigatoriedade da revisão por meio da aba Revisão do tipo de projeto. Com isso, apenas os projetos que assim estiverem configurados passarão obrigatoriamente por revisão.
Exigir revisão para replanejamento do projeto Marque esta opção para que todos os projetos incluídos no sistema, obrigatoriamente, passem por revisão. Defina, logo abaixo, na opção de bloquear no acompanhamento, quais informações do projeto poderão ser editadas apenas na etapa de revisão.
Exigir preenchimento da observação ao iniciar revisão de projeto Marque esta opção para tornar obrigatório o preenchimento do campo “Observações” ao registrar uma nova revisão de projeto ou programa. Se esta opção não for marcada, será possível incluir revisões sem a necessidade de preenchimento do campo.
Suspender projeto ao iniciar a revisão Marque esta opção para que a suspensão do projeto seja feita automaticamente ao iniciar uma revisão. Este parâmetro também pode ser habilitado através da tela de dados do tipo de projeto.
Bloquear no acompanhamento
  • Cronograma do projeto: marque esta opção para não ser possível editar as datas das atividades de projeto e cronogramas de projeto. Ainda será possível editar outras informações, como o identificador, o nome, os responsáveis e os atributos.
  • Dados gerais do projeto e cronograma do projeto: marque esta opção para não ser possível editar nenhuma das informações dos dados gerais das atividades de projeto e cronogramas de projeto.

Exibir: [Tempo decorrido] [Prazo restante] [Nível de atenção]

Marque as opções correspondentes às situações do projeto/atividade nas quais deverão ser apresentados o tempo decorrido, o prazo restante e o nível de atenção dos projetos/atividades: Planejado, Reprogramado e/ou Realizado.

3. Na seção Indicador, configure os indicadores que serão utilizados na consulta de portfólios e programas, como também no cálculo do nível de atenção:

Configuração

Configuração do indicador

Defina o tipo que será aplicado aos indicadores dos projetos de um determinado portfólio ou programa:

  • Estabilizar: selecione esta opção para que o cálculo dos indicadores de prazo, recurso e resultado dos projetos seja estável em relação à faixa de valores configurada, ou seja, quanto mais ao extremo das faixas ficar a pontuação do projeto, pior será sua classificação. As faixas de valores são configuradas na seção Estabilizar.
  • Minimizar: selecione esta opção para que o cálculo dos indicadores de prazo, recurso e resultado dos projetos seja considerado como quanto menor melhor em relação à faixa de valores configurada, ou seja, quanto maior sua pontuação, pior será sua classificação. As faixas de valores são configuradas na seção Minimizar.
Cálculo da pontuação

Defina o cálculo dos indicadores de prazo, recurso e resultado:

  • Otimista: serão considerados os valores que forem iguais ou estiverem dentro da faixa de valores configurada.
  • Pessimista: serão considerados somente os valores que forem maiores ou menores que os valores configurados na faixa, ou seja, se a pontuação atingida for igual ao limite informado para a faixa, o projeto será classificado na próxima faixa.

Estabilizar

Esta seção somente ficará habilitada se a configuração do indicador for estabilizar. Nas seções Prazo (%), Custos/receitas (%) e Recurso (%) configure, em porcentagem, as seguintes faixas de valores:

  • Bom: primeiramente, defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e resultados) como bons. A partir destes valores, pode-se estipular as demais faixas do indicador.
  • Regular: defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e custos/receitas) como regulares. Estas faixas assumem valores já estipulados na faixa Bom.
  • Ruim: defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e custos/receitas) como ruins. Estas faixas assumem valores já estipulados nas faixas Regulares.

Note que são configuradas 5 faixas de valores para este tipo de configuração do indicador.

 

Minimizar

Esta seção somente ficará habilitada se a configuração do indicador for minimizar. Nas seções Prazo (%), Custos/receitas (%) e Recurso (%) configure, em porcentagem, as seguintes faixas de valores:

  • Bom: primeiramente, defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e custos/receitas) como bons. A partir destes valores, pode-se estipular as demais faixas do indicador. 
  • Regular: defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e custos/receitas) como regulares. Estas faixas assumem valores já estipulados na faixa Bom.
  • Ruim: defina o intervalo de valores que classificará os projetos (quanto aos prazos, recursos e custos/receitas) como ruins. Estas faixas assumem valores já estipulados nas faixas Regulares.

Os indicadores configurados nesta seção poderão ser acompanhados por meio das colunas P (Prazo), R (Recursos) e $ (Resultado) das telas de consulta de portfólios e programas.

 

4. Na seção EVM, configure os indicadores de gerenciamento do valor agregado dos projetos e suas atividades, definindo uma periodicidade genérica para seu cálculo:

  • Periodicidade de cálculo: informe o intervalo de dias, semanas ou meses no qual deverá ser realizado o cálculo EVM de todos os projetos.
  • Valor base para o cálculo: informe se o valor a ser utilizado como base para o cálculo do EVM será o valor planejado ou o reprogramado.
  • CPI (Cost Performance Index - Índice de Desempenho de Custo): preencha as faixas de valores que classificarão o índice de desempenho de custos como bom, regular ou ruim.
  • SCI (Schedule Cost Index - Índice Composto de Prazo e Custo): preencha as faixas de valores que classificarão o índice composto de prazo e custo como bom, regular ou ruim.
  • SPI (Schedule Performance Index - Índice de Desempenho de Prazos): preencha as faixas de valores que classificarão o índice de desempenho de prazos como bom, regular ou ruim.
  • HPI (Human Performance Index - Índice de Desempenho Humano): preencha as faixas de valores que classificarão o índice de desempenho humano como bom, regular ou ruim.

5. Na seção Integração, configure a integração com o componente Risco para realizar o gerenciamento dos riscos do projeto:

Parâmetro Marcado Desmarcado
SE Risco Os riscos do projeto serão incluídos por meio do componente Risco e associados aos projetos. Os menus de tipo de ação, tipo de risco, risco e estratégia serão apresentados no sistema para possibilitar o registro de riscos e seus tratamentos, permitindo associar riscos aos projetos.

6. Clique no botão para salvar os parâmetros.

 

Conclusão

As parametrizações realizadas serão aplicadas em todos os registros do sistema de agora em diante!


Este artigo foi útil?