Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Aplicar fórmulas nos componentes - Editar fórmulas - Como funciona o editor de fórmulas - Consultar características

Configurar planilha de importação

 

Pré-requisito

  • Acesso ao menu Cadastro > Documento (DC003).

 

Apresentação

O SoftExpert Documento permite importar revisões e documentos em seu sistema. Essa importação serve para incluir e editar novos documentos ou criar revisões em um documento cadastrado. 

Para realizar a importação, é necessário baixar uma planilha Excel modelo e configurá-la. Veja mais detalhes dessa operação a seguir: 

 

Configurar planilha

1. Acesse o menu Cadastro > Documento (DC003).

2. Clique na seta ao lado do botão e  selecione a opção Criar documento a partir de assistente.

3. Selecione a aba Importar XLS.

4. Na tela Primeira Vez?, clique no link disponível para baixar o arquivo modelo.

5.  Localize e abra o arquivo “DOCXLSIMPORT” que será baixado. 

6. Com a planilha aberta, preencha as colunas com as informações correspondentes aos campos do documento ou revisão que deseja importar. Veja mais detalhes abaixo: 

Colunas da planilha

Categoria Informe o identificador da categoria que classificará os documentos a serem cadastrados. Esse recurso só funcionará corretamente se o usuário conectado tiver o controle Incluir permitido na Lista de Segurança da categoria que deseja cadastrar os documentos.
Identificador Informe os identificadores dos documentos a serem cadastrados.
Título Insira os títulos dos documentos. Não há necessidade do título corresponder ao nome do arquivo eletrônico.
Revisão Informe o identificador da revisão dos documentos a serem cadastrados.
Data Preencha a coluna com a data de vigência dos documentos.
Autor Indique os autores (responsáveis) dos documentos.
Resumo Preencha esse campo com o resumo dos documentos que serão cadastrados.
Palavras-chave Informe as palavras-chave que serão associadas aos documentos a serem cadastrados. Utilize ; (ponto e vírgula) caso use mais de uma palavra-chave no mesmo documento.
Arquivo eletrônico Preencha esse campo com o diretório dos arquivos eletrônicos dos documentos que serão cadastrados. Utilize ; como separador, caso algum documento tenha mais de um arquivo eletrônico.  Se o tipo do arquivo for “Complexo”, este campo deverá ser informado de uma forma diferente. Descreva caminho/nome do arquivo/identificador do nó da estrutura no qual o arquivo deve ser inserido/nome do arquivo com extensão. Se a estrutura tiver vários níveis de pastas, informe apenas o identificador da pasta na qual será inserido o nome do arquivo, sem a necessidade de informar pastas superiores. Por exemplo:  c:\usuário\arquivo.doc|Pasta1\arquivo.doc

Ainda é possível incluir mais colunas para personalizar sua importação:

Sequencial Informe a sequência de documentos que serão importados.
Atributos

O título da coluna deve ser o identificador do atributo associado à categoria na qual o documento será cadastrado. Em seguida, indique o valor que deseja nas células correspondentes.

Caso o atributo seja multivalorado, utilize ; (ponto e vírgula) para informar mais de um valor para ele. Se no valor do atributo for utilizado o caractere ponto e vírgula (;), use a coluna Separador descrita a seguir para informar um outro separador que será utilizado nos valores dos atributos.

Insira quantas colunas forem necessárias para a quantidade de atributos.

Separador

Esta coluna só deverá ser preenchida caso deseje utilizar um separador diferente. Vírgula se for para os valores dos atributos multivalorados e ponto e vírgula para valores dos arquivos eletrônicos e palavras-chave, mas se quiser utilizar outros caracteres, informe um caractere ou sequência de caracteres que não existirão nos valores que serão preenchidos. Por exemplo: # $ % etc.

Caso não preencha essa coluna, vírgula e ponto e vírgula serão usados normalmente, como descritos acima.

Responsável pelo documento Indique a matrícula do usuário que será responsável pelos documentos a serem cadastrados.
Type

Esta coluna é opcional e deve ser usada para importar uma revisão para um documento já existente. Insira os valores indicados para que as seguintes operações sejam realizadas:

1. O sistema vai verificar se existe um documento com o identificador informado e em caso afirmativo, o sistema irá emitir um alerta de erro e não efetuará o cadastro.

2. O sistema verificará se existe um documento com o identificador informado e se houver, irá criar uma revisão para ele. Caso não houver, o sistema emitirá um alerta de erro não efetuando o cadastro e nem a criação da revisão.

3. O sistema seguirá a verificação habitual dos passos 1 e 2, e criará uma revisão para o documento em caso afirmativo. Mas se não houver um documento com o identificador informado, o sistema vai realizar seu cadastro.

4. O sistema verificará se já existe um documento com o identificador indicado e em caso afirmativo, irá editar seus dados. Serão alterados o identificador, a categoria, o identificador da revisão e a data de vigência do documento. Será impossível incluir, excluir ou editar arquivos eletrônicos.  Também será impossível editar ou excluir os participantes de etapas de revisão do modelo ISO9000, apenas incluir em documentos que não tiverem roteiro de revisão associado. Os campos que não deseja editar nos documentos devem ser mantidos em branco na planilha (exceto a data de vigência que precisa ser informada). Caso não exista o documento ou a revisão informada não seja a vigente no documento, o sistema não efetuará a importação.

Validade É a data até a qual os documentos que serão cadastrados serão válidos. Para isso, é necessário que o tempo padrão para validade associada à categoria informada antes seja variável. Caso contrário, o sistema emitirá um alerta de erro e não efetuará a importação. É possível configurar o tempo padrão para validade na aba Controle da tela de dados da categoria que deseja.
Onde é usado Informe o identificador de um documento já cadastrado no sistema, o qual os documentos que serão cadastrados farão parte de sua estrutura. Caso não exista o documento com o identificador informado, o sistema não efetuará a importação.
Elaboração Esta coluna deve ser preenchida se na categoria do documento for definido que o processo de revisão será "modelo ISO9000", o tipo de roteiro for “Variável” e não for informado nenhum roteiro de revisão no respectivo campo. Indique a matrícula dos participantes da etapa de elaboração da revisão dos documentos a serem cadastrados, o prazo para execução da etapa e, caso já tenha sido executada, informe o valor 1. Caso contrário, não informe nenhum valor. Use o separador ; (ponto e vírgula) para separar essas informações. Se a etapa de elaboração tiver mais de um participante, eles devem ser separados por "I" (barra vertical). Por exemplo: USER001;26/06/2019|USER002;26/06/2019;1 (o usuário 01 não executou a etapa de revisão e o prazo é dia 26/06/2019, já o usuário 02 executou a etapa, por isso foi informado o valor 1). Note que todos os participantes informados terão a sequência de revisão igual a 1.
Consenso Esta coluna deve ser preenchida se na categoria do documento for definido que o processo de revisão será "modelo ISO9000", o tipo de roteiro “Variável” e não for informado nenhum roteiro de revisão no respectivo campo. Indique a matrícula dos participantes da etapa de consenso da revisão dos documentos a serem cadastrados, o prazo para execução da etapa e, se a etapa já foi executada, informe o valor 1 (caso contrário, não informe nenhum valor). Use o separador ; (ponto e vírgula) para separar essas informações. Se a etapa de elaboração tiver mais de um participante, estes devem ser separados por "I" (barra vertical). Por exemplo: USER001;26/06/2019|USER002;26/06/2019;1 (o usuário 01 não executou a etapa de revisão e o prazo é dia 26/06/2019, já o usuário 02 executou a etapa, por isso foi informado o valor 1). Note que todos os participantes informados terão a sequência de revisão igual a 1.
Aprovação Esta coluna deve ser preenchida se na categoria do documento for definido que o processo de revisão será "modelo ISO9000", o tipo de roteiro “Variável” e não for informado nenhum roteiro de revisão no respectivo campo. Indique a matrícula dos participantes da etapa de aprovação da revisão dos documentos a serem cadastrados, o prazo para execução da etapa e, se a etapa já foi executada, informe o valor 1. Caso contrário, não informe nenhum valor. Use o separador ; (ponto e vírgula) para separar essas informações. Se a etapa de elaboração tiver mais de um participante, estes devem ser separados por "I" (barra vertical).Por exemplo: USER001;26/06/2019|USER002;26/06/2019;1 (o usuário 01 não executou a etapa de revisão e o prazo é dia 26/06/2019, já o usuário 02 executou a etapa, por isso foi informado o valor 1). Note que todos os participantes informados terão a sequência de revisão igual a 1.
Homologação Esta coluna deve ser preenchida se na categoria do documento for definido que o processo de revisão será "modelo ISO9000", o tipo de roteiro “Variável” e não for informado nenhum roteiro de revisão no respectivo campo. Indique a matrícula dos participantes da etapa de aprovação da revisão dos documentos a serem cadastrados, o prazo para execução da etapa e, se a etapa já foi executada, informe o valor 1. Caso contrário, não informe nenhum valor. Use o separador ; (ponto e vírgula) para separar essas informações. Se a etapa de elaboração tiver mais de um participante, estes devem ser separados por "I" (barra vertical).Por exemplo: USER001;26/06/2019|USER002;26/06/2019;1 (o usuário 01 não executou a etapa de revisão e o prazo é dia 26/06/2019, já o usuário 02 executou a etapa, por isso foi informado o valor 1). Note que todos os participantes informados terão a sequência de revisão igual a 1.
Repositório

Esta coluna deve ser criada na planilha e preenchida apenas se na categoria do documento foi definido o controle Arquivo físico. Com isso, o documento será arquivo automaticamente na primeira etapa configurada na tabela de temporalidade de arquivo físico associada à categoria do documento, sem gerar tarefa.

Indique o caminho físico da seguinte forma: local de armazenamento + . + identificador do repositório. Por exemplo: Almoxarifado.Armário 02.1

O documento não será criado se:

  • A coluna for criada sem informar o local de armazenamento e o repositório;
  • O local de armazenamento ou o repositório não forem localizados;
  • O repositório tiver excedido o limite de capacidade;
  • A tabela de temporalidade tiver apenas a etapa de destinação final configurada e esta não for Associar a um novo repositório.
  • O parâmetro restringir área do arquivo físico estiver marcado e o repositório informado não for da mesma área do usuário que está realizando a importação;
  • Caso a tabela de temporalidade tiver apenas a etapa gravação em mídia configurada, o documento será criado mas será preciso executar a tarefa referente a esta etapa.
  • Se a categoria não for criada e tiver o controle Arquivo físico, o documento será criado mas não será arquivado.
 
 

7. Salve a planilha. O arquivo pode ter qualquer nome, mas sua extensão deve ser .xls. O recurso de importação não é compatível com o formato .xlsx e outros.

  • Os títulos das colunas devem ter o mesmo nome dos campos apresentados na tela de dados do documento e devem estar no mesmo idioma do SoftExpert Suite no momento da importação.  
  • Se o termo do título da coluna for customizado (SoftExpert Administração) o nome da coluna deve ser equivalente ao termo personalizado.
 

No caso da inclusão de uma revisão:

  • Se não for informada a data da revisão, ela será incluída em elaboração.
  • Se a revisão for incluída em andamento, não será possível indicar data de liberação dos participantes da revisão.
  • Se não for informado participantes na planilha, o sistema utilizará os informados na revisão anterior.
 

 

Conclusão

A planilha foi configurada corretamente. Agora, é possível importar uma revisão ou um documento para o sistema.


Este artigo foi útil?