Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Solucionar problemas das fontes de dados REST - Exemplos de uso das fonte de dados REST - Configurar uma fonte de dados Oracle (Thin) - Configurar fonte de dados MySQL

Acompanhar importação de dados

 

 

Pré-requisitos

  • Acesso ao menu Importação e integração de planilhas > Acompanhamento de importação (DI013).
  • Importação de dados realizada no sistema.

 

Apresentação

Por meio do SoftExpert Data integration, é possível visualizar todos os registros importados nos componentes do SoftExpert Suite, permitindo realizar seu acompanhamento e possibilitando corrigir importações que não obtiveram o resultado desejado. 

Os registros das importações são concentrados no menu Acompanhamento de importação (DI013).

Para ajustar importações que não ocorrerem conforme o planejado, os dados são exportados para um arquivo no formato .xls. Então, após a correção, é possível importar novamente os dados corrigidos.

Veja como acessar o menu e quais as funcionalidades disponíveis nele:

 

Acompanhar a importação de dados

1. Acesse o menu Importação e integração de planilhas > Acompanhamento de importação (DI013).

2. Clique no botão PESQUISAR, ou utilize os filtros de pesquisa, para encontrar os registros das importações que deseja visualizar.

3. Utilize os botões disponíveis na barra de ferramentas para realizar as ações desejadas:

Clique neste botão para excluir o registro importado selecionado.
Clique neste botão para importar registros por meio de um arquivo XLS/XLSX
Clique neste botão para exportar um modelo da planilha Excel (sem estar preenchida) e então realizar uma importação.
Clique neste botão para exportar os registros exibidos na listagem para uma planilha do Excel e fazer as correções necessárias.

Se na tela de dados do agendamento for marcada a opção Remover importações executadas com sucesso, os registros importados por meio do agendamento não serão apresentados neste menu.

• A tabela DIINTERFACE armazena todos os registros de importações para uso futuro. Ela pode ser alimentada de diversas maneiras: diretamente pelo banco de dados, em que informações são inseridas por sistemas de terceiros; por meio de importações automáticas a partir do diretório “import”; ou ainda através da importação de arquivos XLS/XLSX, que podem ser carregados diretamente pelo usuário por meio deste menu.

• Mais detalhes sobre as opções de importação podem ser encontrados no documento SoftExpert Suite - Guia de integração.

 

 

Pontos de atenção ao importar uma planilha

Para realizar a importação de uma planilha para o SoftExpert Suite com sucesso, alguns pontos devem ser levados em consideração. 

Veja, a seguir, os cuidados que devem ser tomados:

Verificação das opções regionais

Antes de importar uma planilha, é importante lembrar que algumas ferramentas de edição de planilhas consideram as configurações regionais da máquina, o que pode afetar a interpretação dos separadores decimais. Por exemplo, para usar a vírgula (,) como separador decimal, é necessário configurar a opção de linguagem como "Inglês (EUA)".

Para consultar a descrição detalhada sobre como alterar a opção de linguagem com separador decimal regional no Excel, veja o artigo Alterar o caractere usado para separar milhares ou decimais da Microsoft®.

Verificação das colunas necessárias

Para garantir o sucesso da importação, é fundamental que a planilha contenha todas as colunas, conforme o modelo de importação, mesmo que algumas não estejam em uso. Caso alguma coluna esteja faltando, a importação será interrompida, e será emitida uma mensagem solicitando a inclusão das colunas ausentes.

Verificação do tamanho dos campos

É importante consultar o tópico "Modelos de importação" do documento SoftExpert Suite - Guia de integração para verificar o tamanho máximo suportado por cada campo no SoftExpert Suite. Se alguma célula da planilha exceder esses limites, nenhum registro será importado com sucesso.

Entre os campos da planilha, alguns pontos podem ser levados em consideração: campos NMFIELD têm um limite máximo de 255 caracteres, enquanto campos DSFIELD tem o limite de 4000 caracteres.

Data

Para atributos com valor do tipo data, o formato deverá ser “YYYY/MM/DD”. Por exemplo: 2024/03/15

 

Conclusão

Agora que você está familiarizado com o menu que possibilita o acompanhamento das importações de dados no sistema, confira mais detalhes sobre cada uma de suas funcionalidades nos artigos listados abaixo:


Este artigo foi útil?