Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Aprovar revalidação - Configurar carimbo de tempo - Associar diretório controlado - Associar objeto

Criar um resíduo sem controle de revisão

Neste tópico vamos ensinar como criar um resíduo sem controle de revisão do zero.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

 

1º passo: Cadastrar tipo de resíduo

O tipo de resíduo classifica e agrupa os resíduos que serão cadastrados no sistema. Por exemplo: os resíduos químicos podem ser agrupados pelo tipo "Químico" e classificados como perigosos. 

As configurações do tipo são aplicadas em todos os resíduos que forem classificados por ele. Além disso, é possível filtrar as consultas para que busque os resíduos de um determinado tipo.

Para criar um tipo de resíduo, acesse o menu WA018 e clique no botão .

Na tela que será aberta informe o identificador como "QM" e o nome "Químico" para o tipo de resíduo.

Na aba Geral, preencha também os seguintes campos:

  • Equipe responsável: Selecione uma equipe para que seja responsável por todos os resíduos classificados por este tipo. Com isso, ao cadastrar um resíduo, será apresentada a equipe responsável definida neste campo. 

Caso não houver, clique no botão ao lado do campo. Na tela que será aberta, informe um identificador e nome para a equipe e salve. 

Na aba Membro, associe seu usuário à equipe e clique no botão .

  • Unidade de medida: Defina a unidade pela qual os resíduos deste tipo serão mensurados. Com isso, ao cadastrar um resíduo, será apresentada a unidade de medida selecionada. 

Caso não houver um registro previamente cadastrado em seu ambiente, clique no botão ao lado do campo e na tela que será aberta, informe um identificador, o nome da unidade de medida desejada e clique no botão .

Feito isso, clique no botão .

 

2º passo: Cadastrar resíduo

Com o tipo cadastrado no passo anterior, é possível criar resíduos no sistema. Para isso, acesse o menu WA003 e clique no botão .

Em seguida, selecione o tipo criado no passo anterior para classificar o resíduo.

Na tela que será aberta, preencha o campo Identificador como "ACID-01" para ele. Caso preferir gerar um sequencial, clique na seta ao lado do campo.

No campo Nome, informe o nome "Ácido de bateria" para o resíduo.

Note que os campos Equipe responsável e Unidade de medida estarão preenchidos com a equipe e unidade padrão definidas no tipo.

Ainda na tela de dados, clique na aba Propriedades.

Preencha os campos, conforme indicado a seguir:

  • Estado físico: Selecione a opção “Líquido”.
  • Odor: Clique no botão e preencha a tela que será aberta com: Identificador "002" e Nome "Inodoro". Feito isso, salve o registro.
  • Cor: Clique no botão e preencha a tela que será aberta com: Nome "Perigoso" e Cor vermelha. Feito isso, salve o registro.
  • Periculosidade: Clique no botão e preencha a tela que será aberta com: Identificador "003" e "Corrosividade". Feito isso, salve o registro.
  • Classificação do resíduo: Clique no botão e preencha a tela que será aberta com: Identificador " Classe 1" e " Perigoso ". Feito isso, salve o registro.

Feito isso, clique em Salvar e sair. Com isso, o cadastro está finalizado!

Posteriormente, um almoxarifado será associado a esse resíduo. Portanto, guarde seu identificador.


Este artigo foi útil?