Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Conheça o SoftExpert FMEA - Exportar e importar estrutura de FMEA - Cadastrar requisitos - Cadastrar modos de falha

Configurar eixo e linhas de referência

 

Pré-requisito

 

Apresentação

No editor de visões, é possível personalizar o eixo e as linhas de referência para melhorar a leitura e análise dos dados.

O eixo permite ajustar como os dados são distribuídos ao longo do gráfico, definindo o intervalo de valores e o título do eixo. Por exemplo, no gráfico de barras, é possível configurar o intervalo de valores do eixo Y (como de 0 a 100) ou personalizar o título do eixo X para refletir a categoria desejada (como "Meses" ou "Produtos").

Já a linha de Referência adiciona uma linha visual no gráfico para destacar um valor específico ou intervalo. Isso é útil para marcar metas, limites ou valores de comparação. Por exemplo, é possível adicionar uma linha de referência que mostre uma meta de vendas, facilitando a comparação com os dados apresentados no gráfico.

Dependendo do tipo de gráfico escolhido para a visão, estarão disponíveis os campos Eixo e Linha de referência, veja como configurá-los:

Configurar Eixo

O campo Eixo estará disponível no editor quando o tipo de gráfico selecionado for: Coluna, Barra, Linha, Bolha, Dispersão, Radar, Pareto ou Área.

Após um campo ser definido como eixo para o gráfico da visão, o sistema permite realizar alguns ajustes na maneira como as informações são apresentadas.

Para isso, no editor de visões, acesse a aba Personalizar e expanda os campos Eixo X e Eixo Y. As seguintes opções estarão disponíveis:

Eixo X ou Eixo Y:

Ao desabilitar esta opção, as linhas e marcações do eixo não serão exibidas no gráfico, mostrando apenas os dados da análise. O restante das configurações do eixo também serão desabilitadas.

Exibir título:

Com esta opção habilitada, é possível definir o texto que será exibido como título do eixo. 

Para definir um título, basta preencher o campo Nome do eixo, ou habilitar a opção Título automático, que gera automaticamente um título com base no campo do eixo.

Além disso, utilizando o botão é possível personalizar o estilo do título, ajustando fonte, cor e tamanho.

Exibir valores:

Esta opção permite habilitar ou desabilitar a exibição dos valores numéricos ou categóricos ao longo do eixo. 

Utilize o botão se deseja personalizar o estilo dos valores, ajustando fonte, cor e tamanho.

Limites:

Esta seção permite controlar o intervalo de valores exibidos no eixo vertical (eixo Y) do gráfico. 

Os limites são úteis para destacar uma faixa específica de valores ou para padronizar a escala quando se deseja comparar diferentes gráficos usando a mesma proporção visual. 

Para configurá-los, preencha os campos:

  • Valor mínimo: define o ponto inicial do eixo Y. Por exemplo, ao informar 100, o eixo começará nesse valor, ignorando números menores.
  • Valor máximo: define o ponto final do eixo Y. Por exemplo, ao informar 1000, o eixo não exibirá valores acima desse limite.
  • Intervalo de escalas: determina a distância entre as marcações do eixo. Por exemplo, ao definir 100, as linhas e rótulos do eixo serão exibidos de 100 em 100.

Formatação:

Esta opção está disponível para eixos que exibem medições (geralmente o Eixo Y). Ela define como os valores serão apresentados no eixo, independentemente da formatação aplicada à medição.

Por padrão, a formatação é Automática, mas o usuário pode personalizar, por exemplo, para exibir R$ 9M no eixo enquanto mantém 9.000.000 na exibição das colunas ou barras.

Para personalizar a formatação, basta marcar a opção Personalizado e, no campo Tipo, configurar a formatação desejada:

Nenhuma O valor não tem um formato específico.
Número Os valores do campo serão números.
Nos campos que serão apresentados, selecione a opção regional que será aplicada, informe o número de dígitos decimais, o prefixo ou sufixo e selecione a unidade de exibição dos valores. 
Ao selecionar uma unidade de exibição, o sufixo será definido conforme a opção selecionada.
Moeda Os valores do campo serão monetários. 
Nos campos que serão apresentados, selecione a opção regional que será aplicada e informe número de dígitos decimais. O prefixo será preenchido com a moeda da opção regional selecionada. O sufixo será preenchido pelo sistema caso for selecionada uma unidade de exibição.
Data Os valores do campo serão datas. 
Nos campos que serão apresentados, selecione a opção regional que será aplicada. O campo Máscara será preenchido conforme a opção regional selecionada, porém, é possível editá-lo. 
Consulte exemplos de formatos que poderão ser utilizados clicando no campo Modelo.
Hora Os valores do campo serão horas. 
Nos campos que serão apresentados, selecione a opção regional que será aplicada. O campo Máscara será preenchido conforme a opção regional selecionada, porém, é possível editá-lo. 
Consulte exemplos de formatos que poderão ser utilizados clicando no campo Modelo.
Data e hora Os valores do campo será data + hora. 
Nos campos que serão apresentados, selecione a opção regional que será aplicada. O campo Máscara será preenchido conforme a opção regional selecionada, porém, é possível editá-lo. 
Consulte exemplos de formatos que poderão ser utilizados clicando no campo Modelo.
Duração Esta opção somente está disponível para valores numéricos convertidos para milissegundos.

Assista ao vídeo do artigo Criar visão a partir de uma consulta para mais detalhes sobre como incluir as dimensões no campo Eixo X, dos Dados da visão.

• Para os gráficos do tipo Medidor e Barra de progresso, o campo Eixo estará disponível apenas na aba Personalizar, não sendo possível definir um campo como eixo nos Dados da visão.

 
 
 

Configurar Linha de referência

O campo Linhas de referência estará disponível no editor quando o tipo de gráfico selecionado for: Coluna, Barra, Linha, Bolha, Dispersão, Pareto, Área, Medidor e Barra de progresso. 

Essa opção permite destacar no gráfico um valor específico ou um intervalo no eixo, funcionando como um marcador visual para metas, limites ou pontos de atenção.

Para configurar as linhas de referência, acesse os Dados da visão e clique na opção Linha de referência.

No campo Tipo de linha, defina se a linha de referência será uma linha fixa, uma faixa ou uma linha variável:

  • Fixa: insere uma linha em um valor específico do eixo. É necessário informar o Rótulo, o Valor e a Cor da linha que será apresentada no gráfico.
  • Faixa: destaca uma área entre dois valores. É necessário informar o Rótulo, o Valor inicial, o Valor final e a Cor da faixa que será apresentada no gráfico.
  • Variável: insere a linha ou faixa com base em um cálculo aplicado a uma medição. É necessário informar o Rótulo, o Campo, a Função de agregação e a Cor. Para o Campo estão disponíveis todos os campos de medição da análise. Para a Função de agregação estão disponíveis as funções que retornam a soma, máximo, mínimo, média, contagem ou contagem distinta dos valores da medição selecionada.

Se necessário, repita o processo para inserir quantas linhas de referência forem necessárias para o gráfico.

 
 

 

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como configurar os eixos e as linhas de referência nas visões geradas a partir de consultas, a partir de painéis de análise e a partir de portais.


Este artigo foi útil?