Configurar uma fonte de dados
Pré-requisito
- Acesso ao menu Configuração > Fonte de dados (AD047).
Apresentação
Visando possibilitar a conexão com bancos de dados externos ao SoftExpert Suite, o sistema disponibiliza um recurso para configurar as fontes de dados necessárias.
A partir desta configuração, as fontes de dados poderão ser utilizadas em atributos externos e em outros componentes do SoftExpert Suite, como o SoftExpert Analytics e o SoftExpert Formulário.
Veja como configurar uma fonte de dados:
Configurar fonte de dados
• Os campos disponíveis para preenchimento podem variar conforme o Driver selecionado.
• O campo Instância somente estará disponível se o Driver selecionado for SQL Server. Não preencha este campo para conexões com bancos de dados na Azure.
• Para conexões com o MySQL Server, o SoftExpert Suite utiliza o MySQL Connector/J 8.0 onde em sua documentação oficial é recomendado o uso do MySQL Server 5.7 e 8.0.
• Consulte o documento técnico Requisitos do sistema para obter mais detalhes sobre as versões dos SGBD compatíveis com a fonte de dados do SoftExpert Suite.
Segurança da fonte de dados
Na aba Segurança, é possível definir uma lista de segurança para a fonte de dados, restringindo o acesso somente a quem for necessário.
Confira as opções disponíveis na aba:
Privado
Apenas os usuários definidos nesta aba poderão editar ou visualizar a fonte de dados. Para isso, utilize as seguintes colunas:
- Editar: defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para editar a fonte de dados.
- Visualizar: defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para visualizar a fonte de dados.
Público
Todos os usuários do sistema poderão visualizar a fonte de dados, porém apenas os usuários definidos na respectiva coluna poderão editá-la. Por isso, a coluna Visualizar estará desabilitada (visto que a fonte de dados poderá ser visualizada por qualquer usuário).
Na coluna Editar, defina os usuários, equipes, áreas e/ou funções que terão permissão para alterar os dados da fonte de dados.
Conclusão
Pronto! Agora você já sabe configurar uma fonte de dados externos dentro do SoftExpert Suite.