Olá, como podemos ajudar?

Pesquisas recentes: Solucionar problemas das fontes de dados REST - Exemplos de uso das fonte de dados REST - Configurar uma fonte de dados Oracle (Thin) - Configurar fonte de dados MySQL

Configurar credenciais

 

 

Pré-requisito

  • Acesso ao menu Gerenciamento de fontes de dados > Credenciais (DI004).

 

Apresentação

Para simplificar a manutenção das configurações das fontes de dados REST, o cadastro das informações de autenticação das APIs é realizado de forma separada do restante das configurações.

As informações necessárias para a autenticação das APIs, como usuário, senha, token, entre outras, são configuradas na tela de credencial. 

Esta credencial poderá ser utilizada em várias fontes de dados REST, o que facilitará qualquer atualização de segurança, como alteração de senha e token. Assim, a informação estará centralizada em um único cadastro e será refletida em todas as fontes de dados REST vinculadas.

Veja como cadastrar uma credencial:

 

Configurar credencial

1. Acesse o menu Gerenciamento de fontes de dados > Credenciais (DI004).

2. Clique no botão Criar.

3. Na tela que será aberta, informe o nome do registro no campo Credencial.

4. Escolha qual tipo de autenticação será utilizado:

Autenticação básica Selecione esta opção se o serviço irá requerer apenas o login de usuário e sua senha. Neste caso, serão apresentados os campos onde devem ser informados o usuário e a senha que serão utilizados para esta operação.
Autenticação interna Selecione esta opção para indicar a utilização de um serviço interno. Neste caso, a autenticação considera o usuário do SoftExpert Suite que está conectado no momento do consumo.
API key Selecione esta opção se for um serviço interno. Neste caso, será apresentado o campo API Key, no qual deve ser informado o token do usuário que será utilizado para a operação.
O token utilizado pode ser gerado por meio da seção API Gateway, da tela de dados do usuário, quando acessada pelo painel de usuário.
Bearer Token Selecione esta opção se o serviço utiliza a autenticação via token enviado no cabeçalho HTTP "Authorization: Bearer <token>". Usado em APIs REST e OAuth 2.0.
Autenticação OAuth - Client Credentials

Selecione esta opção se o serviço utiliza a autenticação OAuth com o fluxo “Client Credentials”. Neste caso, serão apresentados os campos onde devem ser informados o Client ID, o Client Secret e o Scope. Estas informações provêm do serviço que será consumido.

O recurso para obter o token do serviço deve estar conforme o padrão especificado pela OKTA. Clique aqui para mais informações. Consulte a seção Exemplos de uso para obter um exemplo de cadastro de fonte de dados com autenticação OAuth.

Autenticação OAuth - Password Grant

Selecione esta opção se o serviço utiliza a autenticação OAuth com o fluxo “Passsword Grant Type”. Neste caso, serão apresentados os campos onde devem ser informados o Usuário, a Senha, o Client ID, o Client Secret e o Scope

Estas informações provêm do serviço que será consumido.
O recurso para obter o token do serviço deve estar conforme o padrão especificado pela OKTA. Clique aqui para mais informações.

OpenID Connect

Selecione esta opção se o serviço utiliza uma camada de identidade sobre OAuth 2.0 para autenticação federada e SSO. 
Campos principais a serem preenchidos:

  • Client Name: nome da aplicação.
  • Client ID: identificador único da aplicação.
  • Client Secret: chave secreta da aplicação.
  • Scopes: permissões solicitadas.
  • Issuer URL: URL do provedor de identidade.
WS-Security (Password Text) Selecione esta opção se o serviço utiliza o padrão de segurança para web services SOAP com credenciais no envelope. Neste caso, serão apresentados os campos onde devem ser informados o Usuário e a Senha (senha em texto plano).
Credencial JDBC Selecione esta opção se o serviço utiliza a autenticação para conexão com bancos de dados via Java. Neste caso, serão apresentados os campos onde devem ser informados o Usuário (usuário do banco de dados) e a Senha (senha do banco de dados).
Token de acesso pessoal Selecione esta opção se o serviço utiliza um token gerado pelo usuário para autenticar aplicações sem usar senha. Neste caso, será apresentado o campo API Key, no qual deve ser informada a chave de acesso com as permissões específicas.

  5. Clique no botão Salvar.

Para utilizar o usuário conectado, pode-se selecionar a opção Autenticação interna. Para definir um usuário específico, pode-se selecionar a opção API key.

 

 

Conclusão

Pronto! A credencial estará cadastrada e poderá ser utilizada no cadastro das fontes de dados, das fontes de dados REST e das fontes de dados SOAP.


Este artigo foi útil?